terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rolex Learning Center


ROLEX LEARNING CENTER:

Rolex Learling Center foi construído em Lausanne, na Suiça.O projeto resultou de um concurso, vencido pelo SANAA em 2004.
FICHA TÉCNICA:

Autores: SANAA – Kazuyo Sejima + Ryue NishizawaEquipe: Yumiko Yamada, Rikiya Yamamoto, Osamu Kato, Naoto Noguchi, Mizuko Kaji, Takayuki Hasegawa, Louis-Antoine GregoCliente: EPFL Ecole Polytechnique Fédérale de LausanneArquiteto local: Architram sa Renens, SuiçaDimensões do terreo: 88,000 m2 (166.5 m x 121.5 m)Área de piso: 37,000 m2Concurso: 2004Custo de construção: USD 93 milhões

 

ROLEX:




Nas palavras dos arquitetos: "Nós queríamos que o prédio parecesse estar flutuando, mas enraizada no solo, raízes, e para oferecer múltiplas relações com os usuários eo meio ambiente. E que estaria aberto a pessoas com vários logins."



O rolex se caracteriza por pela suas curvas, dentro dele praticamente não tem divisões mostrando q a intenção era realmente um socialização maior. O seu interior predominantemente branco, uma grande característica de Sejima. o prédio toca o chão poucas vezes e quase não se vê pilares. É todo cercado por vidro com ventilação natural em quase todos os ambientes causando uma grande economia de energia.


                          planta baixa

  "O rolex foi construido no campus da EPFL ecole polytechnique Fédérale de Lausanne, vai funcionar como um laboratório para a aprendizagem, uma biblioteca com 500.000 volumes e um centro internacional cultural, aberto a estudantes e ao publico. Com bibliotecas, café, auditório, livraria, um belo restaurante que dá vista para um lago que fica ao fundo, entre outros sua estrutura é umas das coisas bem fascinantes nesse projeto, SANAA (escritório de Kasuyo Sejima) trabalhou com o engenheiro estrutural, SAPS, para encontrar as formas com o mínimo de esforços de flexão, fazendo simulações de computador. depois de repetir este processo várias vezes, engenheiros bollinger und Grohmann e Walther Mory maier fez cálculos detalhados para chegar à forma final. 

Para a ventilação e aquecimento, o volume de ondulações de um quarto foi também estudada através de simulação em computador para determinar os períodos em que a ventilação natural era possível e ao aquecimento de piso seria necessário. Isso ajudou a alcançar um baixo consumo de energia meta de consumo.  o chão é uma estrutura de concreto, o aço de telhado e de madeira, o chão e telhado correm paralelos uns aos outros. a seguir a geometria das conchas exigida 1400 diferentes moldes para betão.  como a construção é feita de uma estrutura única, todos os elementos, incluindo a cobertura, têm de ser flexíveis, para acomodar mudanças hora em dimensão causados ​​por fatores estruturais e movimentos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário