quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fallingwater de Frank Lloyd Wright


Fallingwater, uma das obras mais aclamadas de Frank Lloyd Wright, foi projetado em 1936 para a família do proprietário da loja de departamento Pittsburgh Edgar J. Kaufmann.




A chave para a configuração da casa é a cachoeira sobre a qual ela é construída. As quedas tinha sido um ponto focal das atividades da Kaufmann, e a família tinha indicado a área ao redor da cachoeira como a localização de uma casa. Eles não estavam preparados para a sugestão de Wright que a ascensão casa sobre a cachoeira, em vez de enfrentá-lo. Mas esquema original do arquiteto foi aprovado quase sem alterações.



Fallingwater foi construída de arenito extraído na propriedade e foi construído por artesãos locais. A pedra serve para separar de concreto armado "bandejas", formando vivos e quarto níveis, de forma dramática em balanço sobre o córrego.  Em 1986, o New York Times crítico de arquitetura Paul Goldberger escreveu: "Esta é uma casa que resumiu o século 20 e, em seguida, empurrou-a para frente ainda mais dentro deste edifício notável Frank Lloyd Wright recapitulou temas que tinha preocupados ele desde que sua carreira começou meio. do século anterior, mas ele não reproduzi-los literalmente. vez disso, ele lançou sua rede mais ampla, integrando modernismo europeu e seu amor próprio da natureza e de ousadia estrutural, e puxou-o todos juntos em uma totalidade brilhantemente resolvida. Fallingwater é o maior ensaio de Wright no espaço horizontal, que é a sua peça mais poderosa do drama estrutural, que é a sua integração mais sublime do homem e da natureza ".



O projeto estrutural para Fallingwater foi empreendido por Wright em associação com Mendel Glickman equipe engenheiros e Wesley William Peters, que havia sido responsável para as colunas destaque em design revolucionário de Wright para a sede da Johnson Wax.
   Em dezembro de 1935 uma pedreira antiga foi reaberto ao oeste do local para fornecer as pedras necessárias para as paredes da casa. Os desenhos finais de trabalho foram emitidos por Wright março 1936 com início de trabalho na ponte e casa principal em abril de 1936.
     Para os pisos em balanço, Wright e sua equipe usaram de cabeça para baixo em forma de T vigas integrados em uma laje de concreto monolítico que ambos formaram o teto do espaço abaixo e desde resistência contra a compressão. 


Em outubro de 1937, a casa principal foi concluída.
      O custo casa e casa de hóspedes EUA 155.000 dólares, repartidos da seguinte forma: casa de US $ 75.000; acabamento e mobiliário $ 22.000, casa de hóspedes, garagem e servos 'quartos $ 50.000; taxa arquiteto $ 8.000.





Nenhum comentário:

Postar um comentário