quinta-feira, 30 de agosto de 2012

hotel Burj Al Arab - Dubai


Boa tarde!
Desculpem a demora por mais publicações, faculdade e estágio apertando! Rsrs
 Hoje vamos falar de um hotel que fica em Dubai, o hotel Burj Al Arab. O projeto começado em 1993 pelo arquiteto Tom Wright, com a ideia de ser feito em forma de vela. A intenção é que o hotel fosse tão diferente que todos reconhecessem em certa de 30 segundos. Para isso pensaram em construir uma ilha artificial afastado da costa, de modo que ele se destacasse do desenvolvimento nos arredores, uma das preocupações inclusive seria que o hotel não fizesse sombra nos resorts na costa.

O Burj Al Arab tem 321 metros de altura, é mais alto que a torre Eifel. O hotel está situado a 15 Km ao sul da cidade de Dubai e esta ligado a praia por uma via de acesso particular em curva. A Torre das Arábias possui uma área construída 111.500 m2, com 28 andares – cada um com pé-direito duplo medindo 7 metros.


Construção da ilha:
O hotel foi erguido sobre uma ilha construída em formato triangular localizada a 280 metros da costa. A ilha construída para "abrigar" o hotel, é ligada ao continente por uma graciosa ponte em curva, sendo que a parte mais distante da costa está localizada a450 metros da mesma. Protegida por uma estrutura especial de concreto armado, a ilha possui uma superfície inclinada e perfurada que absorve o impacto das ondas, não permitindo a entrada da água do mar na ilha.


Entretanto, retirar a terra do oceano é algo extremamente difícil. Foram necessários dois anos para criar uma ilha que ficasse no lugar, sobre uma base de areia, por meio de fricção. Os operários mandrilaram pilhas de aço no fundo do mar para que suportassem o edifício massivo e armaram a ilha com unidades de concreto pré-moldado em forma de "telheiros" - blocos vazados especialmente projetados para minimizar a força das ondas. Os operários, em seguida, encheram a estrutura com areia escavada de um leito do mar longe da costa. A ilha, entretanto, não é um simples castelo de areia sustentado por concreto. Ela não somente suporta um edifício de 320 metros, como também tem três níveis de subsolo entalhados no mar.


Construção do hotel:



Um grande desafio dos arquitetos e engenheiros era que tinham de projetar um edifício que suportasse fortes ventos de golfo, tremores sísmicos e uma atmosfera corrosiva.
O Burj consiste em um exoesqueleto de aço, vidro altamente refletivo, um mastro e a vela de tecido que o define. O exoesqueleto arqueia-se em forma de V, formando a estrutura do contorno da vela. Duas camadas de tecido de fibra de vidro revestidas com Teflon estiram-se sobre arcos pré-tensionados e conectam-se a vigas mestras em dois andares. Durante o dia, o tecido suaviza a luz que é filtrada para o interior do átrio. À noite, o tecido scrim serve como uma tela de projeção para um show em luzes exuberantes. O mastro, que não faz parte do exoesqueleto, ergue-se cerca de 60 metros acima do topo do edifício.



Nele foi demonstrada a versatilidade do aço para várias aplicações e com várias complexidades.
Este edifício é uma híbrida estrutura em V de concreto que misturada com aços estruturais. Mais de 70.000 metros cúbicos de concreto e 9.000 toneladas de aço foram usados para erguer a torre de 321 metros de altura em formato de vela de barco – um tributo à tradição marítima da região.
Um esqueleto de estrutura metálica formado por pilastras curvadas de 85 metros cada ajudam a proteger a edificação dos efeitos do vento, ao mesmo tempo em que compõe a espetacular forma de veleiro. O hotel foi construído com duas colunas partindo do chão, originando um "V" que forma um imenso mastro, enquanto que, nos espaços entre elas, foram erguidos os andares.
Na sua construção foi usado ouro suficiente para cobrir um campo de futebol oficial e também três auto-guindastes de torre de escalada com uma capacidade de elevação máxima de 64 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário